Quem tem gatos em casa, sabe que o comportamento exploratório faz parte da sua característica comportamental.
Muitos tutores tem o hábito de permitir que seus gatos saiam para dar "voltinhas" pelas redondezas, mas o que muitos não sabem o quanto isso pode ser prejudicial à saúde do animal.
Quando os gatos saem de casa sem a supervisão do seu dono, ele está exposto a muitos riscos que acabam fugindo do nosso controle, desde uma briga com outros felinos, envenenamento, há também o risco das quedas de arvores, muros e até de telhados, ataque de cães e outros.
Soltos nas ruas, acabam sendo fragilizados e podem contrair doenças graves como: hepatite, HIV ou Leucemia felina, raiva entre outras; vale lembrar que pulgas, carrapatos, vermes e sarnas também não ficam de fora da lista de causadores de diversas doenças nos gatos, podendo ser transmitidas para nós humanos.
Para contornar essa situação de passeios externos o ideal é que o tutor faça um esforço e procure “telar” a casa e as janelas de apartamentos evitando também acidentes. Existem várias empresas que realizam esse serviço de forma prática, eficiente e segura.
E para gastar as energias dos felinos, e tornar o tempo em casa bem divertido, sugiro aos tutores que tenham sempre em casa brinquedos como bolinhas, ratinhos de pelúcia, varinhas com penas, porta petiscos, aranhadores, brinquedos interativos para animar sem deixar estressados os nossos amiguinhos de quatro patas.