Ninguém em sã consciência será contra a instalação do COI em Jacareí, mais que uma proposta de governo é uma necessidade, contudo, surpreende a robustez do projeto:
bem estruturado e aparentemente conseguindo cobrir as principais vias da cidade, muito mais do que se imaginava inicialmente.
Mas então qual o problema? O primeiro são as dúvidas quanto ao custo da instalação e manutenção do COI dos sonhos da segurança pública. Segundo é a retaguarda do sistema que pode continuar precário.
Vale lembrar que há um deficit no número de policiais civis, (40% em 2017 segundo sindicato),o mesmo ocorrendo com a polícia militar e o deficit no número de agentes de trânsito que são apenas 57 para toda a cidade, problemas de manutenção das viaturas, sistema de comunicação será modernizado , mas ainda é analógico. Alguém lembra do roubo das motos do trânsito? Não faltam desafios nos setores de segurança e trânsito.
Não se pode tratar a questão como bandeira política até porque isto consta no plano de governo da maioria dos candidatos da última eleição municipal, e também não se pode contar somente com a disposição dos profissionais envolvidos, que há anos trabalham em condições muitos distantes da ideal. O COI deve ser tratado como a excelente ferramenta que é, mas jamais irá substituir o trabalho da equipe de campo.
A tecnologia deve caminhar junto com o homem, caso contrário será mais uma peça de marketing cara demais para nossos bolsos, se for implantado aos poucos, com investimentos também na retaguarda do sistema, tem tudo para se tornar um sucesso: está é nossa esperança.
Força comandante.