Com 68 anos de reinado, Elizabeth II, aos 94 anos, é a monarca britânica que está a mais tempo no trono. Com quase um século de vida, a rainha já presenciou diversos momentos históricos marcantes como a Segunda Guerra Mundial e a Corrida Espacial.
Atualmente, a soberana enfrenta mais um desafio em sua longa trajetória: a pandemia do novo coronavírus.
Quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, Elizabeth tinha apenas 13 anos de idade. Já nos estágios finais do conflito, a futura rainha, na época com 19 anos, decidiu atuar no serviço militar britânico, como motorista e mecânica.
Entretanto, hoje aos 94 anos, a rainha britânica enfrenta um inimigo invisível, ao lado do resto da humanidade, fora do seu alcance de controle, Elizabeth II teve que readaptar alguns de seus costumes em detrimento da pandemia.
Considerados parte do grupo de risco, por conta da idade avançada, Elizabeth II e o príncipe Philip, de 99 anos, estão em isolamento social desde o dia 19 de março, no Castelo de Windsor, localizado ao oeste de Londres. No dia 21 de abril, a rainha completou 94 anos de idade, no entanto, em 68 anos de reinado, pela primeira o aniversário da monarca não pode ser celebrado com uma salva de tiros de canhão, evento que reúne anualmente milhares de pessoas pelas ruas britânicas.
Segundo as tradições da realeza, Elizabeth II tem o direito de comemorar seu aniversário uma segunda vez, no entanto, o festejo aberto ao público, que ocorreria em junho foi interrompido, por causa da pandemia, a badalada Garden Party, que costuma reunir mais de 30 mil convidados nos jardins do Palácio de Buckingham foi cancelada
Embora não seja familiarizada com a tecnologia atual, Elizabeth II é considerada uma monarca pioneira, por ter enviado seu primeiro e-mail em março de 1976. Além disso, em 2014, a rainha fez a sua primeira publicação na rede social twitter. Já no dia 11 de junho deste ano, Elizabeth II foi convidada para participar da sua primeiro vídeo chamada.
Com ajuda de um secretário pessoal, a monarca realizou o compromisso virtual que foi amplamente divulgado pelo Palácio de Buckingham. Organizado pela sua filha, a princesa Ana, fundadora de uma associação que ampara pessoas que cuidam de familiares gravemente doentes; o evento oficial foi acompanhado por milhares de pessoas.Ao longo do encontro virtual, a rainha disse que estava feliz em poder dividir sua experiência com outras pessoas, e a descreveu como "irreal" aos seus olhos.
No dia 17 de julho deste ano, membros da família real se reuniram no Palácio de Buckingham para celebrar o casamento da princesa Beatrice com EdoardoMozzi. No entanto, a rainha e o marido apareceram distantes dos noivos durante a celebração, respeitando o distanciamento social.
De acordo com o porta-voz da realeza a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip deixarão o lockdown em agosto. Seguindo os protocolos de segurança estipulados pela OMS, o casal se mudará para o Castelo de Balmoral, em Aberdeenshire, na Escócia, uma tradição anual da monarquia britânica.