Com suas belezas naturais, Guararema tornou-se um município muito frequentado por turistas e os parques da cidade acolhem o visitante e os moradores da cidade com predicados especialmente desenvolvidos para facilitar a interação das pessoas com a natureza.
Além de vistas inesquecíveis e várias alternativas de lazer, os parques formam um complexo turístico onde é possível observar a fauna e flora nativas. Atualmente, os pontos turísticos da cidade não estão abertos à visitação, devido às medidas de prevenção ao coronavírus. Assim que tudo voltar ao normal, são lugares que valem a pena serem visitados:
Parque da Pedra Montada
Batizado com este nome devido a uma escultura lapidada pela natureza ao longo dos séculos – na realidade uma pitoresca sobreposição de pedras. Uma delas mede 6m de comprimento e 2,5m de altura, pesando 50 toneladas. A outra, parcialmente soterrada, mede 7m de comprimento e 2,7m de altura.
No mesmo parque, existe também a Pedra do Tubarão (exatamente por possuir esta forma) e outras pedras gigantescas.
Ao redor dessas esculturas naturais, foi construído o Parque da Pedra Montada, com infraestrutura para lazer e descanso. O local também abriga grande atrativo gastronômico.
Ilha Grande
Inaugurada em 2004, a Ilha Grande é localizada às margens do Rio Paraíba do Sul, no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins. Essa é a maior ilha da cidade, com 15 mil metros quadrados e é sinônimo de um paraíso. A Ilha Grande é mais uma prova de que é possível uma total interação entre o homem e o meio ambiente.
Tem como atrativo natural, árvores nativas e frutíferas, orquídeas, pássaros de diversas espécies, capivaras, entre outras.
Além de todos estes atrativos, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental, o NEA, espaço destinado aos debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente.
Recanto do Américo
O Recanto do Américo, conhecido como Pau D’Alho, foi inaugurado em 1999 em comemoração ao centenário de emancipação de Guararema, tornando-se um dos mais belos cartões postais da cidade.
O local oferece aos visitantes toda a infraestrutura para o lazer e o descanso. O cenário banhado pelo Rio Paraíba do Sul, forma–se por duas pequenas ilhas que são interligadas por pontes pênseis. A preservação da flora e da fauna deixa o visitante encantado com a beleza e a tranquilidade do lugar, ao som da música cristalina das águas do rio banhando as pedras.
A árvore Pau D’Alho é o destaque do local, medindo aproximadamente 33m de altura e 7,20m de circunferência. Bicentenária, é uma das poucas que sobreviveram à chegada do progresso. Pau D’Alho, do tupi-guarani significa Guararema.
Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino
Por muitos anos o conhecido “morro do Gerbásio” foi um ponto de visitação dos guararemenses. Por conta de sua localização e vista privilegiada, é possível ver o centro da cidade, o Rio Paraíba do Sul e do lado oposto, uma vista inesquecível para a Mata Atlântica.
O “morro do Gerbásio” transformou-se no Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, que conta com a Praça Sérgio Lopes da Silva e foi inaugurado em março de 2018, com toda a infraestrutura necessária para o entretenimento, lazer, gastronomia e contemplação.
Além da contemplação e lugares apropriados para fotos memoráveis, o local conta com nove fontes interativas que fazem um show de água e luzes em movimento, encantando os visitantes de forma sustentável, reutilizando a água.
É importante lembrar que os pontos turísticos de Guararema estão fechados por tempo indeterminado, em prevenção ao coronavírus.
Quando tudo isso passar, Guararema terá prazer em recebe-los.