Assim como acontece no futebol quando um jogador marca um gol contra seu antigo time, que a crônica esportiva chama “lei do ex”, na política também ocorre algo parecido.
Só que cabe ao eleitor marcar um gol contra um outrora vereador, prefeito ou vice-prefeito, impedindo sua vitória ou até mesmo expurgando-o de vez do cenário.
Em 2020 tivemos respostas claras da população jacareiense que comprovam o uso da “lei do ex reversa”. Três vereadores da legislatura 2013-2016 foram exaltados pelo eleitor e retornarão ao legislativo: Edgard Sasaki, Rogério Timóteo e Hernani Barreto. Por outro lado, dez outros candidatos foram derrotados em suas pretensões, alguns de forma acachapante. São eles, com suas respectivas votações: Diobel (855) e Ana Lino (809) - que ainda ganharam fôlego para tentar mais uma vez -, e Rose Gaspar (592), Adriano da Ótica (526), Alex da Fanuel (272), Maria Correia (266), Almir PT (223), Faria (164), José Francisco (110) e Dario Burro (25), estes aposentados compulsoriamente pelo resultado obtido nas urnas.
Fragorosamente derrotados também os ex-vices prefeitos Maria Cristina (119) e Dr. Adel (384), além do ex-vereador Mauricio Haka (2.039) que tentou mais uma vez o executivo. Melhor resultado obteve Marco Aurélio, ex-prefeito (20.266), mas muito longe da votação do vencedor e ciente da necessidade de reerguer o partido para tentar algo futuramente. Caso contrário, restará buscar a vereança em 2024, nada além disso.
Vencedores que se cuidem para não sentir o dissabor da derrota experimentado por cinco dos atuais vereadores que tentaram a reeleição e de um que tentou o cargo de prefeito. Nos tempos de rede social ativa a cobrança é maior, a fiscalização é permanente e a insatisfação popular ecoa de forma muito rápida e barulhenta. Não se brinca com o eleitor, ele não aceita mais o papel de bobo ou se contenta com moções e homenagens naquelas tantas sessões ridículas cujo único objetivo é a adesão de futuros cabos eleitorais, sem contar o desperdício do dinheiro público com meros diplomas e outros gastos envolvidos.
Façam melhor, caso contrário ganharão também um diploma futuramente, o de ex-vereador. E com todos os méritos.