A Polícia Federal anunciou nesta terça-feira (27) que utilizará de drones para inibir crimes eleitorais durante o pleito de 2020 em São José dos Campos.
De acordo com a polícia, os equipamentos irão sobrevoar as zonas eleitorais para atuar na prevenção e repressão de delitos, em especial a “compra de votos”, “boca de urna” e transporte de eleitores.
Os drones devem ser dotados de tecnologia de ponta e de difícil percepção em solo, com câmeras de alta resolução, suficientes para se identificar suspeitos e placas de veículos, por exemplo.
As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal, preparada para analisá-las e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas, deslocando com maior agilidade policiais para atender as ocorrências.
Segundo a polícia, o uso de drones possibilitará, ainda, diminuir a presença física dos agentes e o contato direto com eleitores e outras pessoas não envolvidas em situação criminosa, o que seria importante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia de Covid-19.