Cerca de 50 mil estabelecimentos fecharam as portas no estado de São Paulo por causa da pandemia de corona vírus. O levantamento é da Abrasel, SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo).
Os bares e restaurantes pequenos foram os mais atingidos pela crise.
Segundo o presidente do Conselho Estadual da Abrasel-SP, Percival Maricato, isso se deve pelo baixo faturamento dessas microempresas. Além da diminuição do poder de consumo, as pessoas ainda têm medo de ir às ruas por causa da covid-19.
Tanto o estado quanto a Prefeitura de São Paulo têm adotado medidas de flexibilização da quarentena, que está em vigor desde março deste ano. Os shoppings podem reabrir entre 5h e 13h ou entre 12h e 20h. Os bares e restaurantes podem abrir por oito horas diárias em horário livre, mas precisam encerrar as atividades até as 22h.Nenhum estabelecimento pode ter mais do que 40% da capacidade ocupada. Maricato explica que tudo isso faz com que o setor tenha dificuldades para retomar ao crescimento.
A Abrasel-SP acredita ainda que muitos outros estabelecimentos vão fechar no início do ano que vem. Isso por causa dos impostos e do pagamento dos empréstimos solicitados ao longo da pandemia de corona vírus.