A história não é tão bonita como se parece, na verdade o que aconteceu é que cerca de 10 dias passados um vídeo viralizou na internet após agentes fiscais da Prefeitura de Jacareí com o apoio da Guarda Civil Municipal terem abordado de forma humilhante um casal que vendiam máscaras e álcool em gel no centro da cidade.
Depois de muita discussão e apreensão dos produtos que o casal vendia, para sobreviverem no período de pandemia já que ambos estão desempregados, a mulher nervosa, por não ser compreendida pelos fiscais da sua necessidade de estar trabalhando daquela forma acabou chutando o carro da prefeitura, resultando no encaminhamento dessas pessoas até a delegacia, onde para não permanecerem presos tiveram que pagar fiança.
Isso tudo revoltou a população de Jacareí, que assistiram o vídeo que o munícipe Juliano Barbarossi, que passava pelo local acabou registrando com a câmera do seu celular, o próprio munícipe aparece nas imagens pedindo por favor para os agentes públicos não prenderem o casal e nem os produtos já que se tratava de trabalhadores, precisando levar o sustento para casa. Mas Barbarossi não foi ouvido e ainda foi intimidado a dar seu nome e documentos por estar filmando a confusão.
Após este conteúdo ser divulgado na internet, o vídeo viralizou e tomou uma proporção imensa no Brasil, chegando a ser um dos vídeos mais visualizados nos últimos dias, sem contar a revolta da população nas redes sociais que reagiram com muita indignação e reprovação para com o prefeito de Jacareí, Izaiás Santana (PSDB).
O estrago na vida pública do prefeito que logo estará em campanha para uma possível reeleição foi tamanha que obrigou o gestor de imediato a criar um projeto de lei em caráter de urgência para ser aprovada pelos vereadores onde os comerciantes ambulantes poderão vender produtos de combate a pandemia sem nenhum problema, até o fim do próximo ano. E assim com essa estratégia o prefeito, pretende contornar e minimizar a situação perante a população de Jacareí, será que vai conseguir evitar o desgaste que já vem sofrendo?
Por outro lado, a Câmara Municipal de Jacareí aprovou por unanimidade na manhã da última quarta-feira dia 5 de agosto, o projeto, de autoria do prefeito Izaías Santana, que estabelece a concessão de alvará provisório para a venda de máscaras e produtos para o combate à Covid-19.
De acordo o projeto, a autorização é direcionada a trabalhadores na venda de máscaras, álcool 70% em gel, produtos sanitizantes e embalagens para o acondicionamento dos respectivos produtos, como forma de possibilitar o trabalho temporário durante a pandemia.
O alvará de caráter provisório, simplificado e excepcional, terá validade até 31 de dezembro 2021, e o solicitante terá isenção do pagamento de taxa de licença do comércio ambulante, podendo atuar na região central e nas feiras livres.