A primavera traz com ela o nascer das flores, que colorem ruas e jardins e embelezam os espaços. Para quem tem cães ou gatos, porém, é um momento de redobrar os cuidados.
Isso porque algumas espécies de plantas e flores possuem substâncias tóxicas que podem colocar os animais de estimação em risco. O contato pode acontecer por curiosidade dos bichos, que interagem com as plantas e, às vezes, até mesmo as ingerem.
A Premier pet, marca de alimentos para cães e gatos, divulgou uma lista com algumas das principais plantas e flores que tutores precisam se alertar para evitar maiores problemas com a indigestão dos animais que certamente causaram: salivação excessivas, dores, edemas, dificuldades de deglutição, vômitos, diarreias e perda de apetite, em qualquer um dos casos, a melhor recomendação é que o animal receba atenção médica.
O médico veterinário Flavio Silva aconselha a manter as plantas em lugares altos e inacessíveis, como em cima de móveis ou penduradas em suportes. Gatos, que costumam ser escaladores, precisam de atenção extra.
Uma rotina e um ambiente saudável aos pets ajudam a evitar a intoxicação ao ingerir plantas ou flores. “Essas atividades diminuem o tédio e o estresse dos bichos, direcionando a atenção deles para brinquedos adequados”, explica Silva.