Faltam menos de 1 mês para as festas de final de ano, e você com certeza já se programou ou está se programando para passar a Virada do Ano fora da sua cidade.
Ai é que vem a dúvida, levar ou não levar seu cão? Com certeza a viagem será muito mais divertida se ele estiver junto, afinal ele também é um membro da família, então esta decidido, ele vai junto!
E para evitar uma viagem, desgastante, tanto pra você quanto para seu melhor amigo a primeira coisa é fazer com que ele se acostume a andar de carro. Leve-o para passeios curtos, e agradáveis para que ele associe que entrar no carro o levará para lugares divertidos, ofereça petiscos no início e no final do passeio. Feito isso seu animal ficará feliz da vida ao viajar com você.
Segundo ponto muito importante da viagem é zelar pela segurança do seu Pet e de toda a sua família, não viaje com seu animal solto dentro do carro, até porque isso poderá trazer um enorme prejuízo pra você caso a fiscalização te pare.
De acordo com o Código de Trânsito é vetado o transporte de animais entre as pernas e braços ou do lado direito do motorista, nem mesmo naquela ida rápida até a pracinha. Pode acarretar em infração média e multa.
Hoje em dia é possível encontrar em Pet-Shop cinto de segurança, cadeirinha e caixa de transporte específica para transportar seu Pet no carro.
Não podemos nos esquecer que as necessidades fisiológicas dos animais é diferentes da nossa, por isso no dia da viagem é preciso se atentar nas paradas e fazê-las de acordo com as necessidades dele.
O enjôo é uma sensação muito desagradável por isso, se for necessário peça para o médico veterinário, um remédio para evitar que ele passe mal.
Ofereça água e ração três horas antes de sair e durante a viajem ofereça em pequenas quantidades.
Certifique-se que todas as vacinas estão em dia.
Se o destino for praia é importante que tenha em mente a precaução da dirofilariose, mais conhecida como verme do coração. Se for campo, fazenda ou área muito arborizada a atenção deve ser redobrada para evitar pulgas e carrapatos.
Com essas dicas e cuidados você poderá fazer uma viajem tranquila com seu Pet e toda a sua família!