Um jovem se surpreende ao reencontrar seu professor de infância já aposentado sentado em um banco de praça e lhe pergunta o senhor se lembra de mim? E o velho fixando os olhos no jovem responde Não me lembro!
Então o jovem diz: Fui seu aluno quando criança, e sempre me lembro do senhor com muita saudade, o senhor foi um grande exemplo para mim e me inspirou ser um professor como o senhor!
Então o velho também surpreso disse: Que coisa boa então hoje você também se tornou um professor? E qual foi o momento em que eu te inspirei ser como eu?
Então o jovem começou a contar a seguinte história: Um dia, um colega de sala, também estudante, chegou com um relógio novo e bonito, e eu decidi que queria para mim e eu roubei o relógio dele em um momento de distração, mas logo após ele achou falta no relógio e imediatamente reclamou para o professor que era o senhor...
Então, o senhor parou a aula e começou fazer um apelo para que o relógio fosse devolvido, mas como ninguém se manifestou o senhor fechou a porta e disse para todos nós levantarmos que iria vasculhar nossos bolsos até encontrar o relógio, mas para a nossa surpresa pediu para que todos ficassem de olhos fechados, e assim começou revistar bolso por bolso, e quando chegou ao meu encontrou o relógio e o pegou. Porem em silencio continuou revistando os bolsos dos demais e só então disse: podem abrir os olhos já temos o relógio que foi devolvido para seu devido dono.
O senhor não me disse nada, nunca mencionou esse episódio, nunca ninguém ficou sabendo quem roubou aquele relógio, e com certeza foi o dia em que passei a maior vergonha da minha vida! Mas também foi o dia em que minha dignidade foi salva de não me tornar ladrão, o senhor nunca me disse nada e mesmo que não tenha me repreendido ou chamado minha atenção, me dando uma lição de moral, eu aprendi a lição claramente e passei a lhe admirar por isso!
E graças ao senhor, entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer, e resolvi seguir seu exemplo ao ponto de me tornar também um professor; E por falar nisso o senhor se lembra desse episódio professor? (pergunta o jovem)...
E o professor responde: Sim eu lembro-me da situação do relógio roubado, que eu revistava todos os bolsos dos alunos, mas não sabia que era você, porque eu também fechei os meus olhos enquanto procurava e nunca tive a curiosidade de saber qual dos meus alunos cometeu esse ato, mas sempre desejei saber se ele havia se arrependido, e hoje sei que se fui um bom professor você foi um excelente aluno, pois aprendeu a maior lição que existe no mundo, a lição de se tornar um cidadão de bem, com moral e com dignidade.