Hoje venho contar um pouco sobre uma história de superação que tive o prazer de conhecer em um show musical há alguns dias.
Imaginem só a situação: uma criança que nasce perfeitamente saudável, mas perde a visão logo nos primeiros dias de vida.
Quando você nasce com algum tipo de deficiência, a adaptação às condições /limitações se torna mais fácil e você encara tudo de forma mais natural, já que não conhece outra vida. Diferente de uma pessoa que nasce perfeitamente saudável e depois de alguns anos, por algum motivo se torna um deficiente e se vê obrigado a aprender a viver de outra maneira.
O que fazer agora? Desistir ou continuar lutando para realizar seus sonhos?
Todos nós temos o direito de escolher como enfrentamos os obstáculos que a vida nos impõe e, para José Idelmiro Cupido mais conhecido como Zé Cupido (1931 – 2013) não foi diferente. Nasceu em Quiririm, um distrito de Taubaté – SP que encontrou na música uma primorosa forma de expressão. Apesar de tocar vários instrumentos, sua maior paixão foi o acordeom.
Zé Cupido, foi um renomado artista que teve sua enorme importância reconhecida no cenário da música caipira.
Se destacou tanto nas gravações de trabalhos de grandes nomes da música sertaneja como: Cascatinha e Inhana, Teixeirinha, Tonico e Tinoco e Chitãozinho e Xororó, tanto por suas composições como por alguns LP´s próprios. Além de várias participações no programa Viola Minha Viola, de Inezita Barroso.
Zé Cupido é mais um dos inúmeros PCDs (Pessoas com Deficiência) que não mediu esforços para continuar vivendo normalmente, mesmo depois da perda da visão.
Lutou muito para realizar seus sonhos e teve sua enorme contribuição reconhecida no cenário da música caipira.
Faleceu em 2013 aos 81 anos em Jacareí-SP, onde viveu desde a sua juventude.
Deixou para todos nós um exemplo de superação e amor a vida!