A melhor mudança para a eleição 2020 foi o término de coligações para o legislativo e cada legenda entrará no pleito mostrando sua real força. Como exemplo, se fosse assim antes, o vereador renunciante, Fernando Ramos, não seria eleito em 2012 e 2016;
só o foi graças as coligações com o PPS e PSDB respectivamente. O PSC, seu inexpressivo partido anterior, nunca teve nomes para lotar um Fusca, quanto mais para lançar chapa completa. Prova disso é que sequer participa em 2020.
Temos 21 partidos brigando pelas 13 vagas na Câmara, ou seja, mais legendas na disputa do que cadeiras. E poucos as ocuparão; ouso arriscar que no máximo seis ou sete conseguirão. Ainda mais considerando que alguns sequer apresentam chapa completa com 20 nomes, a saber: MDB (13), PC do B (16), PSB (16), PMB (12), PRTB (13), PSOL (3) e PSTU (3), com os quatro últimos lançando também candidatos a prefeito. Incapazes de arrumar vinte nomes para a vereança serão capazes de preencher as centenas de cargos comissionados com pessoas competentes? Duvido!
Recordando que Jacareí possui 162.225 eleitores é vergonhoso constatar tantos candidatos despreparados e mesmo semianalfabetos compondo as chapas partidárias. É total desrespeito ao município e aos moradores possibilitar o assento na cadeira do legislativo de pessoas com tal perfil.
Nomes novos surgiram no cenário eleitoral, e boa parte usa a rede social para se apresentar, assim como seus projetos. Mas o que vemos é um festival de bravatas, insanidades e mentiras capaz de corar Paulo Maluf e outros considerados “raposas” políticas. Propostas absurdas mostrando completo desconhecimento da Lei Orgânica Municipal, Constituição Estadual e Federal, e o pior, da “última flor do lácio”, nossa bela e magistral língua portuguesa. O que não falta é candidato disposto a assassiná-la em plenário, se eleito. Que o eleitor não seja cúmplice de crime tão hediondo.
O resultado dia 15/11, trará choro, lamentação e ranger de dentes de centenas de derrotados. Por outro lado, treze eleitos comemorarão a vitória com estardalhaço. Esperamos que não venha a ser Jacareí a grande derrotada do pleito.